Tank Man

Quem não se lembra destas imagens?

Praça de Tiananmen em Pequim, 4 de Junho de 1989, manifestação de estudantes activistas, intelectuais e trabalhadores contra o pesado regime político comunista da Republica da China.
Começou pacificamente e acabou num confronto entre 3 a 5 milhoes de civis e o exército de liberação popular chinês (hoje o maior do mundo by the way) que acabou por entrar na cidade para acabar com a manifestação.
O tank man como posteriormente o apelidaram, foi um jovem q travou uma divisão de carros de combate durante uma hora, de pé, tendo os tanques desligado mesmo os motores ate q este sobe para o primeiro tanque e grita lá para dentro algo como “ Porque nos matam?!”, “Vocês só causaram miséria à minha cidade!” “Vão-se embora da minha cidade!”, e ao descer estes ligam os motores, avançam e foi aqui e um espectador da triste cena puxa o tank man determinado em travar os tanques a todo o custo.
Os tanques e a infantaria de baionetas montadas rolaram e avançaram sobre a multidão matando cerca de 800 pessoas e ferindo milhares…
Sobre a identidade do jovem, mais tarde houve alguém a reclamar a imagem do tank man perante os media, mas mesmo assim não se sabe ao certo quem foi, se esta vivo e onde vive hoje. Ainda hoje se especula se este vive em paz nos Estados Unidos na China ou se foi encontrado e abatido dias depois.
Eu acho, que no mínimo no mínimo, a imagem do tank man vai continuar viva entre muitos jovens, pelo menos assim foi este ano no dia 4 de Junho assisti a “celebração” do massacre de Tiananmen no largo do Leal Senado. Com o chão tapado com mantas pretas e velas acesas projectavam as mesmas imagens q aqui vos deixo.

Boa noite.

5 comentários:

Anónimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

Anónimo disse...

:|

Marvin disse...

Já me estou a ver de chinelos, mochila, sovaco suado e camiseta personalizada a passear por Macau!!!

Anónimo disse...

:) -:

Segurado disse...

heeeee uriel ja tens um amigo que faz camisetas personalizadas!!!
tchina-men
olha a tua querida magda veem cá nos visitar e eu meu caro tou de abalada também